É pecado usar anéis, pulseiras e colares?

18/06/2012 20:17

 

Ouça este texto em audio e leia abaixo.
 
Isaías 3.18‑24 O contexto todo fala de Israel ("filhas de Sião") que havia abandonado o caminho do Senhor. Sendo assim, o Senhor tiraria de Israel todo adorno (enfeite) e daria a ela justamente o oposto. "Em lugar de cheiro suave haverá fedor, e por cinto uma corda; e em lugar de encrespadura de cabelos, calvície, e em lugar de veste larga, cilício; e queimadura em lugar de formosura" (vers.24). Se você ler o contexto todo verá que aqui não se trata de uma lista de enfeites que Deus desaprova. "Enfeite das ligas" eram anéis colocados nos tornozelos. "Redezinhas" eram pequenas redes de metal precioso colocadas sobre a testa. "Luetas" eram enfeites de metal em forma de lua. "Pendentes" eram brincos; "manilhas" eram pulseiras; "diademas" eram pequenas coroas de jóias; "enfeites dos braços" eram pulseiras colocados no ante‑braço; "cadeias" eram correntes de ouro. E assim por diante, tudo aqui descreve enfeites preciosos.
 
Os que usam esta passagem para dizer que Deus proíbe enfeites estão tirando a passagem do seu contexto. Pois se aplicarmos isto como uma mensagem de Deus para as mulheres em geral, teremos que também dizer que a maneira que Deus deseja que as mulheres se apresentem é que tenham mal cheiro no lugar de perfumes, amarrem uma corda no lugar do cinto, fiquem carecas em lugar de usarem cabelo ondulado, usem roupa feita com pano de saco (cilício) no lugar de vestes largas e tenham a pele queimada ao invés de apresentarem formosura (no original, a palavra "queimada" deste versículo significa "marcada com ferro de marcar gado"). Pois isto tudo é o que encontramos no versículo 24. Porém, na verdade, Deus está falando aqui de juízo contra uma nação orgulhosa que andava de cabeça erguida sem se humilhar. Nas Escrituras Israel é muitas vezes simbolizada por uma mulher infiel.
 
Embora reconheça que a mulher cristã deva apresentar‑se com modéstia no vestir, não vejo 1 Timóteo 2.9‑10 ou 1 Pedro 3.3,4 como proibição contra usar jóias ou tranças no cabelo, etc. Entendo, por 1 Pedro, que não devem ser estas coisas o enfeite da mulher cristã, e sim o seu ser interior. Todavia a mulher cristã deve ter sabedoria em como deve se vestir e saberá não usar aquilo que pode causar escândalo ou que possa dar a ela uma aparência mundana. O que diz em Romanos também pode ser aplicado, em princípio, a este assunto: "Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça" (Rm 14.21).
 
Uma irmã me escreveu perguntando se era certo o pastor a excluir da comunhão com os irmãos só porque ela usava calça comprida para trabalhar cortando cana. Tenho certeza que aquele pastor nunca entrou em um canavial de saia e não sabe como aquelas folhas são afiadas como navalhas. Explique a ela que o problema que estava passando em virtude da necessidade de uma vestimenta adequada ao trabalho que exercia era decorrente de uma aplicação errada das Escrituras. Eu pessoalmente concordo que a mulher não deve se vestir com roupas de homens, mas isto evidentemente não é uma lei para o crente, mesmo porque está condicionada aos costumes do país. Se o trabalho que a mulher executa exige uma proteção para as pernas, é melhor que ela coloque calça comprida para trabalhar, evitando assim ferir seu corpo que é o templo do Espírito Santo de Deus. Para mim está bem claro que é um caso de necessidade e não de moda ou de querer se vestir como homens (no tempo em que aquele versículo foi escrito os homens usavam saias).
 
Devemos procurar nos vestir com modéstia e bom senso, e isto inclui entendermos a época e o país em que vivemos. No oriente médio os homens usam vestidos, como nos tempos dos primeiros cristãos, e lá não é nenhum escândalo um cristão usar um vestido. Colocar regras e modêlos de roupas para os crentes, como fazem alguns, é excluir irmãos e irmãs fiéis que moram em lugares como a África ou a Índia e que se vestem diferente de nós, ou aqueles que por necessidade de trabalho precisam de uma proteção maior para o corpo.
 
 

Comentário do Jota:

    A opinião acima é a de Mario Persona e certamente muitos pensam como ele. Vamos esclarecer melhor o que diz I Timótio 2:9 e 10:
"Da mesma forma quero que as mulheres se vistam modestamente, com decência e discrição, não se adornando com tranças, nem ouro, nem pérolas, nem roupas caras, mas com boas obras, como convém a mulheres que professam adorar a Deus." O texto fala de mulheres estravagantes, que queriam chamar atenção através do exterior e se esqueciam o interior. A versão na qual citei o texto acima foi a NVI que fala sobre tranças, outras versões dizem "cabeleira frisada" ou "primorosos penteados", ou seja, penteados que mostram que a mulher está tentando chamar a atenção para ela através disto, bem como do uso de jóias e roupas caras. O apóstolo Paulo diz que isto não deve ser o que irá chamar a atenção para elas e sim as boas obras. Ao dizer isto ele diz que o mais importante não são as jóias e sim a vida que leva a mulher cristã. Apesar disto não podemos afirmar de que por isto o apóstolo estava proibindo tranças nos cabelos ou como dizem outras versões "cabeleiras frisadas" que seria todo o tipo de cabelo que chama à atenção, como um belo penteado. Dificilmente eu lembro da cor dos olhos de alguém que conheci, mas certamente irei lembrar de como era o cabelo! Existem mulheres que tem cortes e penteados que são muito lindos e eu fico maravilhado! Como é bom ver um belo penteado e um corte que realça a beleza feminina! Isto me chama muito a atenção nas mulheres, certamente! Mas não é pelo fato de ter um penteado bonito que a mulher deixa de ter modéstia e bom senso como diria o apóstolo Paulo, creio que são duas coisas que não precisam e nem devem se desvenciliar uma da outra, o "manter-se bela" e ter "modéstia/bom senso". Aliás, nos cursos para casais hoje em dia se fala muito que as mulheres (também os homens) devem vestir-se de modo a agradar o/a cônjuge tanto dentro de casa como fora, pois ninguém tem orgulho de sair com o/a companheiro/a desajeitado/a, mulambento/a pelas ruas em quanto vêem outras beldades transitarem. As mulheres podem sim ser belas/lindas sem ser vulgares, mantendo a modéstia e o bom senso. Um bom penteado, bom corte de cabelo, uso de maquiagem (com moderação) e até algum tipo de adereço pode ajudar nisto. Contudo não é isto que deve ser a principal preocupação de uma mulher cristã e sim as boas obras. O buscar ter dinheiro não deve ser o principal objetivo do cristão e sim o buscar o reino de Deus, mas buscar o reino de Deus como o principal não anula nossa necessidade de trabalhar pelo dinheiro/sustento, o mesmo princípio pode ser aplicado ao texto citado acima.Kilt
    Quanto ao dito sobre as mulheres não poderem vestir roupas de homem é algo indiscutível pois está na Bíblia (Deuteronômio 22:5) e creio que o contrário também seja verdade para o mundo judaico/cristão (homens vestirem roupa de mulher). Mas com relação à calça tenho uma coisa para dizer aos que ainda afirmam que a cristã não pode usar: Alôooo, já faz muito tempo que calça não é mais coisa só de homem no Brasil! Muitas calças assim como chinelos havaiana são unissex. E existem muitas calças que eu como homem não compraria pois são CALÇAS PRODUZIDAS PARA MULHERES. E, assim como as saias, existem calças vulgares e calças modestas. Cabe à mulher saber escolher a que mais se adapta ao padrão do bom senso. Na escócia os homens usam o o kilt que é um saiote masculino que tem comprimento da cintura até aos joelhos e nos últimos anos, vem se tornando uma peça do vestuário masculino no Canadá, Estados Unidos e Brasil (leia na GNT). Isto seria um escândalo aqui no Brasil hoje! Mas lá é roupa de homem! Mulher usar calça nas arábias pode ser um escândalo mas aqui no Brasil é comum!
    Penso que se a forma da pessoa se vestir não for vulgar, que leva outros a "pensamentos impuros" está tudo certo.
    Mulheres, sejam sim belas e vistam-se bem. Mas não esqueçam de que o exterior não é tudo, lembrem-se do que disse Pedro:
A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas.
Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus.
Pois era assim que também costumavam adornar-se as santas mulheres do passado, que colocavam a sua esperança em Deus. 
1 Pedro 3:3-5 NVI

Você também pode se interessar por:

Qual roupa usar nas reuniões?