Que tal chamar a galera adventista para um cineminha?

28/06/2012 08:28

     Esta semana mais uma vez me vieram perguntar se existe problema em o adventista ir ao cinema. Este assunto é muito controverso no meio adventista de modo que não darei aqui minha opinião a fim de dizer se é problema ou não frequentar o cinema. Se algum adventista douradense desejar posso emprestar um livro do Pr. Mauro Bueno entitulado "Cinema?" que, dos que lí até hoje, é o mais equilibrado. Um casal da IASD central de Dourados me veio esta semana dizer que outra família adventista havia lhes convidado para ir ao cinema, pais e filhos. O filme em questão era "Madagascar", filme infantil que muitas crianças adventistas costumam assistir repetidamente em casa. Então vem a pergunta da criança à mãe: "se eu assisto 'Madagascar' em casa por que não podemos assistir no cinema?". Na verdade não posso nem afirmar se este desenho deve ou não ser assistido por filhos de cristãos adventistas  em casa. Que avaliem os pais clicando aqui esta cena deste filme e me digam se a fala do "rei Julios" é o que eles querem ensinar a suas filhinhas. Entre outras falas na música ele diz: "Eu adoro todas as garotas que gostam de mexer com o corpo, quando vocês mexerem o corpo sejam graciosas, meigas e sexy. Tá legal?"

     Como eu já disse, não irei aqui afirmar se é certo ou errado ir ao cinema (minha opinião pode ofender alguns). Mas me preocupei com este fato, pois o convite foi de pessoas líderes da igreja para outra família líder na igreja. E na verdade considerei este um convite um tanto perigoso, pois é um convite de líderes para líderes para fazer algo que poderia ferir a consciência de irmãos e nossa 25ª doutrina, a qual cito no fim deste post. Existe um princípio que se aplica não somente ao cinema e sim a todas as coisas:

     Em nossa denominação frequentar o cinema ainda não é bem visto e isto está claro no Manual da Igreja. Não digo que esteja certo ou não, mas é a nossa realidade. O apóstolo Paulo nos diz "façamos o propósito de não colocar pedra de tropeço ou obstáculo no caminho do irmão.... Se o seu irmão se entristece devido ao que você come, você já não está agindo por amor. Por causa da sua comida, não destrua seu irmão, por quem Cristo morreu. Aquilo que é bom para vocês não se torne objeto de maledicência. É melhor não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair. Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova." Romanos 14:13 a 22. Então não irei dizer que ir ao cinema quebra ou não seu relacionamento com Deus, mas desrespeitar a consciência de uma grande quantidade de irmãos que não são favoráveis a esta prática sim. Troque as palavras e talvez o texto possa se aplicar a esta situação: Se o seu irmão se entristece [porque frequentas o cinema], você já não está agindo por amor. Por causa [de frequentar o cinema], não destrua seu irmão, por quem Cristo morreu. Aquilo que é bom para vocês não se torne objeto de maledicência. É melhor não comer carne nem beber vinho [ou ir ao cinema], nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair. Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova.

     Aquilo que é bom para você, que é teu hobby não deve se tornar objeto de maledicência. Você será feliz se não for uma pedra de tropeço para os irmãos ao exercer liberdade naquilo que aprova.
Talvez você agora possa pensar: "Quer dizer que agora eu não posso fazer o que gosto por causa dos outros?" E a resposta da Bíblia é: "'Tudo é permitido', mas nem tudo convém. 'Tudo é permitido', mas nem tudo edifica. Ninguém deve buscar o seu próprio bem, mas sim o dos outros." 1 Coríntios 10:23-24
     
MANUAL DA IGREJA PÁG. 230
CAPÍTULO – RECREAÇÃO E DIVERSÃO
“Advertimos vigorosamente contra a influência sutil e sinistra do cinema que não é lugar para o cristão. Os filmes dramatizados que apresentam visualmente e por sugestão os pecados e crimes da humanidade – homicídios, adultérios, roubos e males semelhantes – são responsáveis em não pequena proporção pelo presente desmoronamento da moralidade”.
“Apelamos para os pais, as crianças e os jovens a que fujam desses lugares de diversão e se abstenham de assistir a esses filmes que glorificam os atores e profissionais”.
    Ainda citando o Manual da Igreja tenho que dizer que um sumário de crenças doutrinárias foi preparado especialmente para a instrução dos candidatos ao batismo. Na verdade são nossas 28 doutrinas e a 25ª fala sobre o cinema:
     "25. A vida cristã inclui uma completa separação das práticas do mundo, tais como jogos de cartas, assistência a teatros e cinemas, bailes, etc., que tendem a enfraquecer e destruir a vida espiritual. (II Cor. 6:15-18; I João 2:15-17; Tiago 4:4; II Tim. 2:19-22; Efés. 5:8-11; Col. 3:5-10. Ver págs. 229-231.)" MANUAL DA IGREJA PÁG. 281